A Reabilitação Postural Global (RPG) para tratamento do equilíbrio e problemas do labirinto

O RPG é uma técnica muito conhecida e aplicada para reabilitação pós traumas ou degenerações normais provenientes da idade avançada, pois é baseado em exercícios e movimentos relacionados à postura e força muscular.

Essa movimentação e aprendizado postural e muscular, porém, também auxiliam o paciente com problemas relacionados ao equilíbrio biomecânico.

A reeducação postural proposta pelo RPG é capaz de restabelecer o eixo mecânico da postura - fato que influencia diretamente em problemas com o equilíbrio.

Embora a técnica de RPG seja muito conhecida e relacionada a dores crônicas ou agudas, problemas musculares e principalmente de coluna, ela é muito utilizada para o tratamento de labirintite e problemas de equilíbrio. Isso porque o aparelho labiríntico, responsável pelo equilíbrio, está muito próximo à orelha - de modo que algum problema relacionado ao equilíbrio pode afetar, diretamente, a audição - e vice-versa.

O RPG é indicado para o tratamento de patologias que afetam o labirinto, de modo que, através dos movimentos, possa auxiliar a regenerar os músculos afetados, gerando dor, incômodo e tonturas relatadas pelos pacientes.


Como funciona o RPG para o equilíbrio? O tratamento é feito de modo a aplicar manobras físicas, na cabeça e pescoço que possam, de maneira gradual e cuidadosa, mover cristais localizados nos ouvidos, capazes de melhorar o equilíbrio.

Alguns outros sintomas desagradáveis, além da conhecida tontura, podem afetar a vida de pacientes com problemas no labirinto e desequilíbrio, como a tensão muscular causada pelo peso nos ombros e aumento das dores de cabeça, que podem aparecer. Os pacientes com crises de labirintite, por exemplo, apresentam grandes queixas sobre esse tipo de dor de cabeça.


O resultado do tratamento feito com RPG é o alívio das tonturas e vertigens tão incômodas e capazes de prostrar um paciente com esses sintomas. O RPG também é capaz de aliviar o sintoma das dores de cabeça.

Médicos afirmam que o método RPG auxilia, e muito, em sintomas causados por problemas no labirinto. Porém, não apenas isso, no caso da Reabilitação Postural Global (RPG) do equilíbrio, a causa também é tratada, pois o tratamento é capaz de corrigir e reabilitar as deformações que costumam incomodar. Além disso, o paciente adquire uma consciência corporal diferente e passa a se policiar e entender os movimentos que faz errado e os que pode fazer de maneira mais correta para minimizar dores e problemas.


Na clínica Ouvire em Campinas, nosso corpo clínico é altamente especializado no tratamento, diagnóstico e cuidados com a Reabilitação Postural Global (RPG) do Equilíbrio. Nosso atendimento é humanizado e nosso foco sempre será o paciente. O processo terapêutico do RPG do Equilíbrio baseia-se no recursos manuais miofasciais, articulares e dinâmicos, pelos quais, é possível aplicar movimentos manuais, deslizamentos e pressão aliados a técnica para liberar tensões e resistências que atrapalham na recuperação e melhora de pacientes com labirintite, além de exercícios posturais e posicionais de equilíbrio . Com a aplicação dessas técnicas, é possível o realinhamento estrutural, o que influencia diretamente na postura e capacidade funcional do paciente com dor ou tonturas.

Essa ação fisioterapêutica relacionada a Reabilitação Postural Global (RPG) do Equilíbrio é responsável por alinhar o eixo fisiológico e normalizar a função musculoesquelética. Uma avaliação minuciosa é de suma importância e necessária para o diagnóstico preciso, auxiliando assim no direcionamento e assertividade do tratamento do equilíbrio de cada paciente. Por isso, é imprescindível que o corpo clínico seja capacitado e especializado no tratamento e, principalmente no acolhimento humanizado do paciente.

Procure a equipe da clínica Ouvire Campinas e marque sua consulta para tratamento do equilíbrio através da Reabilitação Postural Global (RPG).