Terapia sonora para tratamento do zumbido na Ouvire em Campinas


terapia-sonora-para-tratamento-do-zumbido-na-ouvire-em-campinas

Zumbido nos ouvidos é mais comum do que imaginamos. Ele surge de maneira inesperada e repentinamente e pode não ter quase nunca tem um motivo ao qual seja possível ligar à situação do zumbido.

Toda alteração ou diferença que o paciente sinta, já deve procurar um especialista em audição e zumbido, como a Ouvire em Campinas.

O paciente tende a suportar pequenos sinais, adiando a ida ao otorrinolaringologista - perdendo um tempo precioso para que o incômodo não aumente ou piore.

O zumbido pode surgir inesperadamente e ser intermitente, isto é, ora aparece e ora não. - e assim mesmo também pode sumir. Porém, o zumbido crônico é caracterizado por um barulho zumbido que permanece por pelo menos mais de três meses.

Nesta situação a consulta com um otorrinolaringologista é imprescindível para investigação, diagnóstico e auxílio ao paciente para lidar com esse incômodo incessante e auxiliar suportar o paciente na busca da melhora para que tenha mais qualidade de vida enquanto lida com o zumbido.

Alguns pacientes relatam até mesmo uma ligação com tristeza e depressão, além de estresse e ansiedade causados pelo não tratamento do zumbido.

Os tipos de zumbido

O zumbido não tem, necessariamente, uma única causa determinada, podendo ser:

- zumbidos tonais, os mais comuns, comporta-se como uma espécie de apito, num som constante e frequente

- zumbidos não-tonais não são tão comuns e não tem uma frequência de tom constante, incluindo, então chiados, cliques, ou estalos e até música.


Para entender o tipo de zumbido que afeta o paciente, o médico otorrinolaringologista especialista da Ouvire aplicará alguns testes auditivos para investigar melhor entender como este problema a alteração e queixa está afetando o paciente.

O zumbido ainda é uma área que demanda muito estudo e especialização por parte dos médicos, pois não tem uma classificação clara, nem um diagnóstico único ou um único tipo de tratamento. Os sons do zumbido também podem variar, remetendo à algumas situações bem conhecidas, como:

- apito

- chiado

- água corrente

- motor

- cozimento ou panela de pressão

- insetos

-música

-entre outros...

O paciente, portanto, pode identificar um desses sons ou mais de um deles e o.

O zumbido, então, pode ser classificado como um sintoma - não necessariamente seria ele não é a doença em si.

Por isso, em todos os casos, é necessário que o médico otorrinolaringologista seja experiente em acolher o paciente, entender seus hábitos e estilo de vida e analisar todas as possibilidades de causa que possam estar ligadas ao zumbido. Estas causas para o zumbido no ouvido podem ir desde infecções e lesões até excesso de cera nos ouvidos ou ainda problemas que envolvam outras especialidades, como doenças relacionadas à arcada dentária, por exemplo. As causas do zumbido também podem estar ligadas ao excesso de álcool, café, tabaco e estilo de vida de cada paciente.

Não dificilmente, o zumbido também pode estar ligado a alterações hormonais, problemas cardiovasculares ou simples hábitos de vida pouco saudáveis: como o próprio estresse, alimentação ruim, muito trabalho ou falta de exercícios físicos. Problemas relacionados à estrutura do pescoço e cabeça também aparecem na lista das possíveis causas do zumbido no ouvido.


Na Ouvire, em Campinas, somos especialistas em acolher e analisar o paciente, entendendo o transtorno que o zumbido pode causar ao seu estilo e qualidade de vida.

É imprescindível que o médico otorrinolaringologista da Ouvire esteja atento aos detalhes da análise clínica e atualizado com os mais inovadores exames e tratamento do mercado médico auditivo.

Por isso, a cura do zumbido não é simples ou certa. Sempre que a doença relacionada ao zumbido puder ser diagnosticada e tratada, o zumbido desaparecerá de maneira mais rápida. Mas em alguns casos, sua detecção e cura leva mais tempo - ou precise de um tratamento paliativo que minimize os sintomas até que tudo seja resolvido.


Para tratar seu zumbido, procure um otorrino assim que notar os primeiros sintomas - na Ouvire em Campinas você conta com a equipe mais atualizada e preparada para te auxiliar com o zumbido no seu ouvido e voltar a viver melhor.